terça-feira , 19 março 2024
Goiás

Expulso do partido, Rodrigão não pode mais ser candidato a deputado

A executiva do partido Solidariedade em Goiás anunciou nesta terça-feira a expulsão do ex-vice-prefeito de Catalão, vereador e candidato a deputado estadual Rodrigo Alves Carvelo. A expulsão de Rodrigo Carvelo –  conhecido no município como Rodrigão – tira dele a condição de ser candidato. Ele também vai perder o mandato de vereador.

O Conselho de Ética do Solidariedade expusou Rodrigão por infidelidade partidária. Ele foi acusado de infringir a cláusula do regimento interno que determina que candidatos a deputado estadual da legenda peçam votos para candidatos a deputado federal que também sejam do Solidariedade.

O relatório final do Conselho de Ética diz que há provas, documentos e depoimentos que provam que Rodrigão está pedindo votos para João Albino (PTB). Os dois militam em movimentos sindicais. A reportagem consultou o sistema Filiaweb, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça e constatou que o vereador está desfiliado, ou seja: inapto a disputar mandato de deputado estadual e até a exercer mandato de vereador.

Membros do Conselho de Ética dizem que há meses a Executiva do partido adverte Rodrigão sobre a necessidade de se cumprir o regimento, mas que o candidato agiu com indeferença aos apelos. “Chamamos ele para conversar, para gravar o vídeo para a propaganda eleitoral gratuita, mas ele o tempo todo ignorou-nos ou mandou respostas mal educadas”, diz um correligionário.

O advogado do Solidariedade, Danúbio Cardoso, afirma que a expulsão de Rodrigão é sumária e imediata. “São deveres do filiado cumprir todas as normas do partido, obedecer o programa partidário e participar das campanhas eleitorais divulgando os candidatos e a legenda do partido. O item 4 do artigo 93 é claro ao dizer que o desrespeito à regra acarreta em expulsão”, diz.

Artigos relacionados

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Goiás

Até onde vai o Sindipúblico para impedir a mudança que Caiado quer fazer no Ipasgo?

Antes de falar em converter o Ipasgo de autarquia para privado o...