quarta-feira , 24 abril 2024
Eleições

Solidariedade reafirma expulsão de Rodrigão por infidelidade partidária

O advogado do partido Solidariedade em Goiás, Danúbio Cardoso, reafirmou nesta quinta-feira,4, que a legenda estadual tem competência prevista no estatuto interno e expulsou do seus quadros o ex-vice-prefeito de Catalão, vereador e candidato a deputado estadual Rodrigo Carvelo, o Rodrigão. A expulsão implica desfiliação partidária e, por conseguinte, o cancelamento do registro da candidatura. Ele também deve perder o mandato de vereador.

De acordo com Danúbio, o Conselho de Ética do Solidariedade excluiu Rodrigão do partido por infidelidade. Ele foi acusado de infringir a cláusula do regimento interno que determina que candidatos a deputado estadual da legenda peçam votos para candidatos a deputado federal que também sejam do Solidariedade.

O relatório final do Conselho de Ética diz que há um grande volume de provas, documentos e depoimentos que atestam que Rodrigão está pedindo votos para Carlos Albino (PTB). Os dois integram  sindicato de metalúrgicos em Catalão.

Dirigentes do Solidariedade esclarecem que há meses a Executiva do partido vem advertindo Rodrigão sobre a necessidade do cumprimento do regimento, mas que o candidato ignorou os alertas. “Chamamos ele para conversar, para gravar o vídeo para a propaganda eleitoral gratuita, mas ele o tempo todo não quis dialogar conosco e mandou respostas mal educadas”, afirmam.

Segundo Danúbio, a expulsão de Rodrigão foi sumária e imediata. “São deveres do filiado cumprir todas as normas do partido, obedecer o programa partidário e participar das campanhas eleitorais divulgando os candidatos e a legenda do partido. O item 4 do artigo 93 é claro ao dizer que o desrespeito à regra acarreta em expulsão”, sublinhou.

Artigos relacionados

Eleições

Alexandre de Moraes pega Valdemar pelo bolso

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), indeferiu,...

Eleições

Urnas transportadas no domingo em São Paulo fazem parte de lote substituído

O próprio vídeo divulgado pela rede bolsonarisa desmente a informação falsa. As...

Eleições

Saiba o que é feito com as urnas eletrônicas após o fim das eleições

Com o fim das eleições, que neste ano, finalizou em 30 de...

Eleições

Clique aqui e leia na íntegra o relatório do PL sobre o resultado das eleições

Em vídeo, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, diz que a...