quinta-feira , 25 abril 2024
Goiás

Quer perder uma eleição? Pergunte como a Dona Iris, Livio Luciano e Walter Paulo

A eleição deste ano consagrou Dona Iris (MDB), Lívio Luciano (Podemos) e Walter Paulo (PRTB) como os maiores especialistas em derrotas eleitorais que Goiás já teve. Eles estão para nós assim como José Maria Eymael está para eleições presidenciais. 

É verdade que há candidatos que já sofreram muito mais derrotas do que os três (o ex-deputado Leandro Sena, por exemplo). Mas a situação dos três chama atenção porque são profissionais que gastam rios de dinheiro e montam estruturas de campanha faraônicas. É difícil entender como conseguem perder tanto. 

No caso de Dona Iris, a explicação está no temperamento, no comportamento e na rejeição do marido, o prefeito Iris Rezende (MDB). Foram dois fracassos seguidos em eleições para deputado federal. Vale frisar que ela perdeu as duas vezes com o apoio da máquina administrativa da prefeitura de Goiânia. Neste ano, tinha também o apoio do prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha. 

Walter Paulo, dono da faculdade Padrão, aparece em toda eleição como candidato praticamente eleito a deputado federal. Neste ano, ganhou como reforço o apoio entusiasmado do prefeito de Senador Canedo, Divino Lemes (PSD). Mas perdeu. A única explicação plausível é: inocência. Deve ter gente demais vendendo, para ele, gato por lebre. 

Lívio Luciano, apesar de ser qualificado, é um político que dá sono. Experimente ouvi-lo um dia: permanecer concentrado é uma proeza. Lívio sempre fica na suplência em eleições para deputado e consegue assumir assentos com a saída de um ou outro parlamentar para ser secretário de Iris. O leitor pode ter certeza que é isto que vai acontecer de novo.

Esta lista ficaria completa com Professor Alcides, mas – glória a Deus – ele finalmente conseguiu uma vitória nas urnas, depois de muitas derrapadas. Será deputado federal a partir de 2019.