segunda-feira , 3 agosto 2026
Goiás

ONG Comunitas, que Caiado trouxe para Goiás, foi barrada pela Justiça na prefeitura de Porto Alegre

A ONG paulista Comunitas que o governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) trouxe para Goiás para fazer a transição de governo teve o acordo de trabalho firmado com a Prefeitura Porto Alegre suspenso pela Justiça por conta de inúmeras irregularidades. Diante da repercussão negativa do episódio, a prefeito da capital gaúcha, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), cancelou o contrato com a Comunitas. Assim como em Goiás, conforme anunciou Caiado, a parceria com a Prefeitura de Porto Alegre também não teria custos para o município, mas não foi isso que acabou acontecendo.

Entre as irregularidades apontadas pela Justiça constam a inadequação do instrumento utilizado, a ausência de chamamento público, ausência dos requisitos mínimos do Plano de Trabalho, vigência anterior a sua publicação, inexistência do dever de prestação de contas, configurando ato lesivo à moralidade e ao patrimônio público. A ação popular foi proposta pelo sindicato de servidores municipais de Porto Alegre.

A juíza que proferiu a sentença apontou indícios de uma série de irregularidades no acordo como a ausência de um chamamento público antes da realizado do mesmo. “Há indícios de que a Administração Pública Municipal formalizou acordo em descumprimento ao princípio da legalidade, o que, em princípio, descaracteriza a presunção de legitimidade inerente ao ato administrativo, de modo que se faz presente a inequívoca verossimilhança da alegação e de perigo de dano irreparável ao patrimônio e à moralidade administrativa”, anotou a magistrada.

A Comunitas também enfrenta problemas com a Justiça e o Ministério Público em Pelotas (RS) e Campinas (SP). A denúncia comum em relação à organização é ela é um cavalo de Tróia de interesses de grandes corporações e induz as estruturas públicas a contratarem serviços de empresas às quais mantém vínculo, como o Instituto Falconi, para executar de projetos de reforma e modernização administrativa.

Artigos relacionados

Goiás

Marconi Perillo: “Doença não espera. É preciso garantir atendimento ágil e de qualidade na rede pública”

Saúde caótica Durante entrevista à Rádio Difusora, o ex-governador Marconi Perillo criticou...

Goiás

Goiás violento: pastor vai parar no xilindró após abusar de crianças em Anápolis

Vulnerável Um pastor, de 53 anos, foi parar no xilindró depois de...

Goiás

Goiás violento para mulheres: homem estaqueia companheira e foge com filho do casal

Tentativa de feminicídio O estado de Goiás não está sendo um lugar...

Goiás

Drama de idosa em busca de cirurgia mostra que Daniel Vilela não dá conta da saúde caótica de Goiás

Caos Todo dia uma notícia diferente que mostra que Daniel Vilela não...