Na próxima terça-feira (30), às 22h30, a TV Brasil Central começa exibir a série jornalística, “Ditadura: Um passado sombrio”. O jornalista, sociólogo, mestre em Direito e Relações Internacionais, Renato Dias é o mediador das entrevistas. Serão sete episódios, com duração de 30 minutos cada e exibição diária até 6 de novembro.
O diretor de produção, Jarleo Barbosa destaca que a proposta foi fazer um produto com informações históricas fieis aos acontecimentos da época. “O grande desafio foi fazer um recorte da ditadura. A Série é bastante cronológica e começa antes de 1964, passa pelo AI5 e termina na reabertura democrática”, relata o cineasta.
Para o Chefe do Núcleo da TV Brasil Central, Dyego Spindola, a série é resultado do bom trabalho em equipe da produção. “A gente vê a junção de forças de pessoas muito competentes, muitos profissionais envolvidos. Independentemente de qualquer posicionamento político, se trata de valorizar o que aconteceu com os goianos lá atrás por que conta a história na visão de pessoas que foram vítimas e continuam hoje com projetos
importantes na sociedade”, destaca Dyego.
A série de entrevistas é derivada dos depoimentos do “TBC Mais Democracia”, idealizado pelo ex-presidente da Agência Brasil Central, jornalista João Bosco Bittencourt. O projeto tratou sobre o tema da Ditadura e recebeu convidados de diversos segmentos da sociedade em 14 depoimentos que foram ao ar na programação da emissora em formato de pílulas.