quarta-feira , 24 abril 2024
Goiás

Complexo de vira-latas: com equipe de forasteiros, Caiado subestima eficiência de técnicos e políticos do Estado

O senador e governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) provocou constrangimento entre aliados ao dizer, no anúncio da primeira e menor parte da equipe de auxiliares, que optou por secretários de fora porque “eles têm relacionamento fácil com o governo federal”. A afirmação de Caiado revela a forma como ele enxerga técnicos, cientistas, pesquisadores, formuladores e também os parlamentares do Estado: como criaturas inferiores, caipiras, jecas e incapazes.

A lista de goianos bem-sucedidos e com grande trânsito em Brasília, e de resto em todo o País e no exterior, é extensa e diversificada. Representantes do mundo político, empreendedores, membros da academia, escritores, produtores culturais, músicos, jornalistas – Goiás mantém no Estado e em todas as partes do Brasil e do mundo profissionais altamente gabaritados, competentes e com resultados reconhecidos e replicados em suas áreas.

O correto seria Caiado afirmar que não conhece em Goiás as pessoas certas para as funções certas. Mas aí seria admitir que ele próprio é um forasteiro, um ignorante nos assuntos do Estado, que nos últimos anos cresceu e apareceu, inserindo Goiás no circuito nacional em todas as áreas. Em outras palavras, que ele é um forasteiro em sua própria terra. Preferiu, claro, dar um tapa na cara dos goianos, que o elegeram.