sexta-feira , 19 abril 2024
GoiásNacional

Secretaria da Economia de Caiado e Ministério da Economia de Bolsonaro relembram o pesadelo de Collor e Zélia Cardoso

É inevitável: o anúncio da criação da Supersecretaria da Economia pelo governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) e do Superministério de Economia pelo presidente eleito Jair Bolsonaro faz Goiás e o Brasil relembrarem o pesado da era Fernando Collor de Mello, quando o presidente, afastado por pedido de impeachment menos três anos após assumir, nomeou Zélia Cardoso de Mello para o Ministério da Economia.

A primeira medida foi o tenebroso confisco dos depósitos das cadernetas de poupança, nos primeiros dias de governo, em 1990. O desespero da população chegou no nível máximo quando, na sucessão de entrevistas para esclarecer a loucura econômica, Zélia se revelou uma enorme fraude e que ela própria não tinha a menor noção do que estava sendo feito. Espera-se que Bolsonaro e Caiado tenham essa lição negativa catalogada em seus manuais de economia, mas o fato é que o tal Regime de Recuperação Fiscal (RRF) é, na prática, um confisco de muitos direitos, especialmente dos servidores.

A economista Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt será a titular da Supersecretaria da Economia de Caiado. Estará na mão dela a tesourona que ela, Caiado e o superministro da Economia Paulo Guedes aplicarão nas contas públicas do Estado. Eles terão de forçar a barra para enquadrar o Governo de Goiás no RRF. Com o regime aprovado, o governador eleito terá de privatizar estatais e estará automaticamente autorizado, em decisão discricionária e unilateral, a suspender aumentos, concursos, planos de cargos e remunerações, gastos com publicidade na imprensa e o pagamento de convênios com as prefeituras.

 

Artigos relacionados

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...