sexta-feira , 17 janeiro 2025
Goiás

Caiado pode entrar para a história como o primeiro governador a começar mandato atrasando a folha dos servidores

Iris Rezende (MDB) e Alcides Rodrigues (PRP) entraram para a história de Goiás como governadores que encerraram seus mandatos com folhas de pagamento em atraso. Ronaldo Caiado (DEM) caminha para uma marca inédita: o de governador que começou a gestão atrasando os salários dos servidores.

A Constituição Estadual é clara: a folha do funcionalismo tem de ser paga até o décimo dia do mês subsequente ao trabalhado. A responsabilidade pelo pela quitação é do Estado, indepentende do mandatário da ocasião. Cabe ao titular do cargo na data dos depósitos providenciar os recursos.

Em 1999 e 2011, o então governador Marconi Perillo (PSDB) fez o inverso: assumiu a gestão pagando em dia e quitando os valores atrasados. Sempre pagou rigorosamente em dia e foi o governador que mais folhas: em 174 meses à frente da administração, pagou 178 folhas, quase sempre adiantado, no mês vencendo. Em abril de 2018, quando deixou o cargo, entregou o mandato com os salários em dia.

Caiado terá de manter as conquistas de Marconi nessa área. Além de pagar em dia, respeitar a data-base e os cronogramas de reposição, depositar o 13.º no mês de aniversário do servidor e, se possível, retomar o pagamento integral da folha para o último dia útil do mês trabalhado. Proezas que até hoje só Marconi conseguiu.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...