quarta-feira , 15 janeiro 2025
Goiás

Em Paraúna, pais protestam contra fim de ensino em tempo integral: “Caiado, queremos a escola!”. Veja o vídeo

Pais de alunos da Escola Estadual Professor Ferreira, em Paraúna, uma das unidades que até o ano passado ofertava aulas em período integral do 1.º ao 5.º anos do ensino fundamental, protestaram nesta sexta-feira (18) contra o fim do regime de aulas em dois turnos. Em vídeo gravado durante o protesto, feito em frente ao colégio, uma das mães faz um depoimento emocionante. Abaixo, a transcrição completa do apelo da moradora (veja também o vídeo), sem cortes. É de cortar o coração:

“Acabamos de receber o ofício (comunicando o fim do regime em tempo integral). Eu quero que vocês me digam onde vamos colocar as nossas crianças. Muitos pais não estão aqui porque as empresas não liberaram para a reunião. E agora o nosso governador Caiado chega aqui e fala que vai fechar (a escola) de uma hora para outra? O que vamos fazer com nossos filhos menores? Nós vamos colocar eles onde? Nós precisamos trabalhar. Quem vai olhar as nossas crianças? Aqui a maioria das crianças não têm as três refeições (em casa) e aqui eles têm as três refeições. E vocês chegam aqui e fecham a escola, sem mais nem menos, de um dia para o outro? Que país é esse? Onde vamos parar? Queremos a escola! Queremos a escola!”, afirma a mãe, acompanhada de outros pais e crianças, puxando o protesto.

Conforme revelou com exclusividade o G24Horas, a secretária forasteira da Educação de Ronaldo Caiado (DEM), Fátima Gavioli, determinou na quarta-feira (16) o encerramento do ensino em tempo integral em todas as escolas do 1.º ao 5.º ano da rede estadual de ensino, às vésperas do início do ano letivo. Com a mudança, determinada por Gavioli com o ano letivo de 2019 prestes a começar, as escolas do Ensino Fundamental 1 em regime de tempo integral passam a ofertar aulas somente em período regular.

O G24 Horas teve acesso ao comunicado oficial de encerramento das aulas em regime de tempo integral, que agora chega às escolas de todo o Estado. “Por determinação da Secretaria Estadual de Educação, as unidades escolares que ofertam o Ensino Fundamental Anos Iniciais (1.º ao 5.º ano) em período integral voltarão a atender em período regular. Por favor, comuniquem as escolas e tomem as devidas providências antes do inícios das aulas”, afirmou, em nota, a técnica em matrícula Cleide Cordeiro.

As escolas em tempo integral são mais uma conquista da população de Goiás garantida pelos governos de Marconi Perillo destruída por Caiado.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...