quinta-feira , 25 abril 2024
Goiás

Em Paraúna, pais protestam contra fim de ensino em tempo integral: “Caiado, queremos a escola!”. Veja o vídeo

Pais de alunos da Escola Estadual Professor Ferreira, em Paraúna, uma das unidades que até o ano passado ofertava aulas em período integral do 1.º ao 5.º anos do ensino fundamental, protestaram nesta sexta-feira (18) contra o fim do regime de aulas em dois turnos. Em vídeo gravado durante o protesto, feito em frente ao colégio, uma das mães faz um depoimento emocionante. Abaixo, a transcrição completa do apelo da moradora (veja também o vídeo), sem cortes. É de cortar o coração:

“Acabamos de receber o ofício (comunicando o fim do regime em tempo integral). Eu quero que vocês me digam onde vamos colocar as nossas crianças. Muitos pais não estão aqui porque as empresas não liberaram para a reunião. E agora o nosso governador Caiado chega aqui e fala que vai fechar (a escola) de uma hora para outra? O que vamos fazer com nossos filhos menores? Nós vamos colocar eles onde? Nós precisamos trabalhar. Quem vai olhar as nossas crianças? Aqui a maioria das crianças não têm as três refeições (em casa) e aqui eles têm as três refeições. E vocês chegam aqui e fecham a escola, sem mais nem menos, de um dia para o outro? Que país é esse? Onde vamos parar? Queremos a escola! Queremos a escola!”, afirma a mãe, acompanhada de outros pais e crianças, puxando o protesto.

Conforme revelou com exclusividade o G24Horas, a secretária forasteira da Educação de Ronaldo Caiado (DEM), Fátima Gavioli, determinou na quarta-feira (16) o encerramento do ensino em tempo integral em todas as escolas do 1.º ao 5.º ano da rede estadual de ensino, às vésperas do início do ano letivo. Com a mudança, determinada por Gavioli com o ano letivo de 2019 prestes a começar, as escolas do Ensino Fundamental 1 em regime de tempo integral passam a ofertar aulas somente em período regular.

O G24 Horas teve acesso ao comunicado oficial de encerramento das aulas em regime de tempo integral, que agora chega às escolas de todo o Estado. “Por determinação da Secretaria Estadual de Educação, as unidades escolares que ofertam o Ensino Fundamental Anos Iniciais (1.º ao 5.º ano) em período integral voltarão a atender em período regular. Por favor, comuniquem as escolas e tomem as devidas providências antes do inícios das aulas”, afirmou, em nota, a técnica em matrícula Cleide Cordeiro.

As escolas em tempo integral são mais uma conquista da população de Goiás garantida pelos governos de Marconi Perillo destruída por Caiado.