Não é de hoje que os mercados jornalísticos e publicitários comentam a vertiginosa queda de audiência da TV Anhanguera. Mas o péssimo desempenho da afiliada da Rede Globo em Goiás em janeiro alarmou os executivos da emissora mãe, que decidiram fazer uma intervenção branca na empresa da família Câmara.
O fiasco da Anhanguera no Ibope foi parar no noticiário nacional. O portal de notícias UOL informou que “Amauri Soares, diretor da Central Globo de Programação, e Lauro Teixeira, responsável pela coordenação e estratégia de grades das regionais” já estão em Goiânia para tentar entender o que está acontecendo e buscar soluções para a crise.
A reportagem do UOL, publicada pela coluna Na Telinha, informa que a audência da Anhanguera teve piora sensível: “Em cinco dias de janeiro de 2019, a Globo perdeu a liderança por quatro vezes entre 7h e meia-noite — quase a faixa conhecida pelo mercado publicitário como média-dia. Na média mensal, manteve-se líder, mas a muito custo e próxima dos índices da concorrência”, informa a coluna.
Há anos a TV Anhanguera tem a segunda pior audiência nacional entre as 26 capitais e Brasília, perdendo apenas para Macapá (AP). Agora, o problema é considerado mais grave: além de ter aumentado a frequência em que aparece em segundo lugar, atrás de Serra Dourada (SBT) e Record, a afiliada da Globo registra margens muito pequenas de vantagem na liderança.