domingo , 28 junho 2026
Notícias

Câmara aprova em 1ª votação projeto de lei do vereador Policarpo que propõe uso de canudos biodegradáveis e recicláveis

O plenário da Câmara de Goiânia aprovou por unanimidade nesta terça-feira (12), em 1.ª de 2 votações, o projeto de lei do vereador Romário Policarpo (PROS) que propõe a substituição de canudos de plástico pelos feitos de material biodegradável ou reciclável. O texto segue agora para a apreciação da Comissão de Meio Ambiente e depois retorna ao plenário para a 2.ª e última votação.

A lei do vereador Romário Policarpo, que é presidente da Câmara de Goiânia, determina que hotéis, restaurantes, bares, lanchonetes, clubes noturnos e empresas que promovam eventos troquem os canudos de plástico por canudos biodegradáveis ou recicláveis. A medida visa contribuir com as políticas de proteção e conservação do meio ambiente em Goiânia.

Leis determinando a troca dos canudos já foram aprovadas e incorporadas com sucesso em diversas cidades brasileiras e ao redor do mundo. Feitos de polipropileno e poliestireno, os canudos de plástico, aparentemente inofensivos, são grades poluidores: além de não se biodegradarem, eles se fragmentam em pequenas partículas que são ingeridas pelos animais.

Romário afirma que a aprovação da matéria representa “enorme avanço” para o meio ambiente de Goiânia. “Está comprovado o grande dano causado pelos canudos de plástico para o meio ambiente. Com a substituição do produto pelo feito de material biodegradável, nós vamos estimular uma mudança no consumo, reduzindo a quantidade de canudos de plástico à venda no comércio”, afirma o presidente da Câmara de Goiânia.

O vereador afirma que a medida vai reforçar as ações de proteção ao meio ambiente. “É nosso dever atuar para que tenhamos um meio ambiente ecologicamente sustentável. Nossa capital já é conhecida no país por sua preocupação com a preservação e conservação de áreas verdes e é importante que avancemos também no controle da emissão de resíduos”, diz Policarpo.

Destaques

Artigos relacionados

Notícias

Queda de avião mobiliza equipes de resgate em Nerópolis, na Grande Goiânia

• Bombeiros acionaram operação aérea Uma aeronave de pequeno porte caiu no...

Notícias

Homem morre após mergulhar de cabeça em piscina e bater no fundo em chácara de Pirenópolis

• Mergulho termina em fatalidade Um homem de 32 anos morreu na...

Notícias

“Se livra logo dessa p*t* “: mensagens apontam que namorada incentivava plano para envenenar mãe de jovem

• Diálogos sobre veneno Mensagens obtidas pela Polícia Civil de São Paulo...

Notícias

Confrontos eliminatórios da Copa estão definidos; veja todos os jogos da segunda fase

• Mata-mata começa neste domingo A segunda fase da Copa do Mundo...