domingo , 7 junho 2026
Goiás

Piora nos indicadores sociais coloca Caiado sob pressão dos prefeitos

A drástica redução dos investimentos na área social, decidida de forma unilateral pelo governo Ronaldo Caiado (DEM), sem diálogo prévio com prefeitos, já impacta negativamente os índices de desenvolvimento humano no Estado, especialmente nas regiões mais pobres.

Foi o que revelaram os números apresentados nesta terça-feira (12) ao governador pela equipe que monitora os indicadores. Sob pressão dos prefeitos e dos representantes dos movimentos sociais nos municípios, Caiado disse na reunião que “vai chamar os prefeitos para conversar” para avaliar saída para a piora dos indicadores.

Por ora, como de resto tem sido em relação a todos os temas de governo, a proposta de Caiado é genérica e superficial: o direcionamento de emendas parlamentares e ações das diferentes secretarias, além de recursos de diversas fontes que estariam liberados, mas parados em fundos municipais, para lançar novas ações e retomar alguns projetos.

Sob a desculpa de que está recadastrando os programas sociais, Caiado cortou benefícios de toda ordem. Ações estratégicas como Bolsa Universitária, Renda Cidadã e Passe Livre Estudantil estão sujeitos à boa vontade política dos caiadistas se vão mantê-los ou não, tão somente porque foram criados nas gestões de Marconi Perillo.

Artigos relacionados

Goiás

Ônibus com jogadores da categoria de base sofre acidente em rodovia de Goiás

Acidente Um ônibus que levava uma equipe de futebol de base do...

Goiás

Soldado do Exército morre após carro capotar na GO-430, em Goiás

Trânsito Um soldado do Exército Brasileiro morreu após um acidente na GO-430,...

Goiás

Colisão envolvendo van da Saúde de Água Fria deixa três mortos na GO-230

Acidente Um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira (2), na...

Goiás

GO: Homem que matou namorada após crise de ciúmes morre durante confronto

Bela Vista de Goiás O homem que matou a namorada a facadas...