quinta-feira , 18 abril 2024
Sem categoria

Lissauer completa um mês à frente da Assembleia e acumula avanços para o Legislativo

O primeiro mês do deputado Lissauer Vieira (PSB) como presidente da Assembleia Legislativa de Goiás foi marcado por muito trabalho. Cumprindo agenda em seu gabinete o dia todo, normalmente das 8h às 20h, o novo chefe do Legislativo goiano contabilizou 141 atendimentos nesse período. Ele recebeu mais de 200 pessoas entre chefes de Poder, secretários de Estado, servidores, prefeitos, vereadores e lideranças políticas. Também visitou a maioria dos principais órgãos públicos do Estado, e firmou parcerias institucionais para a Assembleia com algum deles. Politicamente, também teve atuação direta em matérias importantes já aprovadas pelos parlamentares – como a extinção da 3ª classe na área da segurança pública – e comandou diretamente a instalação da CPI da Enel, que vai investigar questões sobre a distribuição de energia realizada pela multinacional.

O alto número de atendimentos reforça o perfil de atuação definido por Lissauer desde o seu discurso de posse como presidente: muito diálogo e transparência. É assim que ele afirmou que vai conduzir sua gestão e assim tem agido ao receber dezenas de segmentos da sociedade. Para ele, debater uma pluralidade de assuntos aproxima o parlamentar das necessidades da população e aumenta a lista de benefícios que podem chegar aos municípios. “Sou um deputado municipalista convicto e acho que é através do diálogo, do contato com os representantes das nossas cidades, e ouvindo a sociedade de uma forma geral, é que vamos conseguir melhorar a vida da população”, justificou.

Lissauer também assumiu outro compromisso importante para a Casa de Leis. Em apenas 14 dias na nova função, assinou a ordem de serviço para a retomada da construção da nova sede do Poder Legislativo. O presidente considerou a assinatura do processo como um ato histórico para o Parlamento goiano. “Para nós é um enorme prazer e alegria podermos retomar as obras da nova sede do Poder Legislativo, um sonho de muitos presidentes e parlamentares que passaram por aqui”, declarou.

Outra prioridade de gestão resgatada por Lissauer são as parcerias firmadas com diversos órgãos públicos. O objetivo disso é fazer com que os cidadãos se aproximem mais do Parlamento e se sintam à vontade para acompanhar o trabalho de quem elegeu e entendam, de fato, as reais atribuições do Parlamento. “O Poder Legislativo é o único que abre suas portas totalmente à população, que está pronto para receber, ouvir e poder elaborar as leis que vão mudar a vida de todos”, reforça.
Nesse primeiro mês, Lissauer já acertou parcerias com a Universidade Federal de Goiás (UFG), renovando o projeto Politizar, com jovens universitários; e também acordou o compartilhamento da programação transmitida pela TV Assembleia e TV UFG, visando interação e maior transparência ao trabalho dos parlamentares. A universidade também será parceira da Alego na capacitação de seus servidores, visando aprimorar a qualificação profissional para melhor atender ao público.
Na sequência, o presidente também garantiu o apoio da Defensoria Pública do Estado em um projeto de ampliação dos trabalhos do órgão pelo interior de Goiás, através de um projeto encabeçado pelo Legislativo, o Intercâmaras. A Assembleia já é parceira da instituição e contempla, no anexo ao lado do prédio onde funciona, uma unidade da Defensoria voltada para a área cível. O local também deve ser reestruturado e os serviços expandidos.

Para completar a terceira parceria com instituições, o presidente firmou convênio com a Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio) e Sistema Sesc/Senai. O objetivo é promover ações e serviços do Poder Legislativo Estadual para o interior do Estado, juntamente com eventos promovidos pela entidade classista em suas regionais em todo o território goiano. A aproximação prevê ainda maior sintonia do segmento do comércio com as pautas de interesse do setor deliberadas pela Alego.

*Atuação Parlamentar*

Além dos assuntos administrativos da gestão, Lissauer também tem atuado de forma direta na condução dos trabalhos legislativos. Os parlamentares já aprovaram matérias importantes sob o comando do novo presidente, como a extinção da 3ª classe de Soldado na área de segurança pública, equiparando os vencimentos da categoria, além do vale alimentação de R$ 500 para os servidores da educação.

Ainda no âmbito legislativo, o presidente tem atuado diretamente para instalação de CPIs importantes, como a da Enel. Na última semana de fevereiro, Lissauer recebeu em audiência os presidentes nacional e estadual e os principais diretores da empresa, em seu gabinete na Assembleia. O chefe do Parlamento também tem valorizado os debates em torno de bandeiras importantes, como o agronegócio. Ele reativou a Frente Parlamentar da Agropecuária, voltada para as demandas do setor produtivo.

Em meio a tantos compromissos institucionais, o presidente ainda tem cumprido agendas em seus municípios. Além de ter recebido em seu gabinete deputados federais, senador, vereadores, prefeitos e lideranças políticas de cerca de 30 municípios goianos, Lissauer também tem visitado Rio Verde, no Sudoeste goiano, aos finais de semana. Ele também já esteve em Paraúna e Acreúna cumprindo pautas políticas.

*Transparência*

O atendimento à imprensa também tem sido constante mesmo com a agenda apertada. Lissauer já cumpriu maratona de visitas aos principais veículos de comunicação do Estado e recebeu jornalistas para entrevistas na presidência. Ele ainda participa semanalmente de programas de rádio de Rio Verde e região.

De acordo com o presidente, seus atos serão pautados pela máxima transparência e a imprensa goiana terá espaço e autonomia para acompanhar os trabalhos do Legislativo goiano.