quinta-feira , 25 abril 2024
Sem categoria

Farra do auxílio-mudança: novos deputados federais de Goiás estreiam com as velhas práticas da política

Goiás assiste estarrecido às tristes práticas da velha política dos “novos” deputados federais eleitos em 2018. Dos 17 parlamentares eleitos e reeleitos para a Câmara Federal, apenas o novato Major Vitor Hugo (PSL) não aderiu à farra do auxílio mudança, um “auxílio” correspondente ao salário integral de R$ 33,7 mil entregue no início e no final do mandato – quem se reelege garante a mamata, portanto, duas vezes.

Os eleitores esperavam que ao menos os novatos dispensassem o privilégio, mas não foram o que fizeram Zacharias Calil (DEM), Glaustin da Fokus (PSC), José Mário Schreiner (DEM), Adriano do Baldy (PP), Elias Vaz (PSB), Alcides Rodrigues (PRP), Francisco Júnior (PSD) e Professor Alcides (PP).

O portal de notícias Mais Goiás tentou falar com todos sobre o benefício. Veja no que deu:

Zacharias Calil (DEM)
O Mais Goiás entrou em contato com o médico e deputado, mas as ligações não foram atendidas.

Glaustin da Fokus (PSC)
O Mais Goiás entrou em contato com o deputado, mas não houve retorno até a publicação da matéria.

Zé Mário (DEM)
O Mais Goiás entrou em contato com o parlamentar, mas não obtivemos retorno até a publicação da matéria.

Adriano do Baldy (PP)
O Mais Goiás entrou em contato com o deputado, mas não houve retorno até a publicação dessa matéria.

Elias Vaz (PSB)
O Mais Goiás entrou em contato com o parlamentar, mas não houve retorno até a publicação dessa matéria.

Alcides Rodrigues (PRP)
O Mais Goiás entrou em contato com o parlamentar, mas não houve resposta até a publicação da matéria.

Francisco Júnior (PSD)
O deputado disse que mora em Goiânia, mas vai à Brasília onde fica até as quintas-feiras. Ele destaca que procurou saber sobre a legalidade do pagamento. “Eu encaro ele [pagamento do auxílio-mudança], para deputados que têm a minha condição financeira, como necessário para gerar uma boa condição de trabalho para atender à população”, disse. Francisco também contou que está na fila para receber o apartamento funcional e que o dinheiro do auxílio-mudança será revestido para a estruturação do imóvel e do escritório, que será montado em Goiânia.

Professor Alcides (PP)
O deputado, por meio de nota, ressaltou sobre a legalidade do auxílio-mudança. E também destacou a decisão de abrir mão do seu salário como parlamentar. Segundo ele, o ato foi firmado em cartório e os valores “serão revertidos ao bem comum, com a devida prestação de contas”, mas não precisou de qual forma isso vai acontecer.