sexta-feira , 26 abril 2024
Sem categoria

Estadão desmente fake news de Caiado: situação fiscal de Goiás melhorou entre 2015 e 2018

Mais uma reportagem da imprensa nacional desmente as fake news de terra arrasada nas contas públicas estaduais propagadas diariamente pelo governador Ronaldo Caiado (DEM). A edição desta quarta-feira (6/3) do jornal Estado de S.Paulo analisa as contas das 27 unidades da federação e mostra que Goiás está na lista de gestões que tiveram melhora no desempenho fiscal entre 2015-2018, período relativo ao último mandato do governador Marconi Perillo (PSDB).

Segundo a reportagem, Goiás está entre os 13 Estados que melhoraram o desempenho das contas públicas após o processo de renegociação das dívidas com a União como parte das medidas para conter os efeitos da crise econômica nacional sobre o caixa. O Estadão mostra que Goiás melhorou os dois principais indicadores de saúde fiscal: reduziu o comprometimento da receita com folha de pessoal e a relação entre receita e dívida pública.

Os outros 14 seguiram o caminho contrário e pioraram esses indicadores, entre eles grandes economias como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina e Distrito Federal, além de Alagoas, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí e Roraima.

A situação fiscal de Goiás é, portanto, oposta à propagada por Caiado e pela supersecretária e primeira-ministra Cristiane Schmidt. Os dados do Estadão mostram com clareza, além disso, que é possível manter e ampliar direitos dos servidores estaduais mantendo as contas em dia. Ao que tudo indica, Caiado é que não dá conta mesmo de fazer isso.

Matéria Estadão