quinta-feira , 25 abril 2024
Sem categoria

Caos na saúde de Rio Verde: pacientes que precisam de cirurgia estão em pânico com a possibilidade contrair infecção hospitalar

Em Rio Verde, dezenas de pacientes estão se recusando a submeter a cirurgias no Hospital Municipal Universitário (HMU) com medo de contrair infecção pela bactéria multirresistente Acinetobacter que contaminou a UTI  e provocou a interdição unidade médica.

O prefeito Paulodo Vale e o secretário municipal de saúde, Eduardo Ribeiro, que estaria demissionário, fizeram reunião secreta na noite desta segunda-feira (11) para discutir a crise da UTI.

Em contato com o G24horas, uma paciente que pediu para não ser identificada relatou que, quando foi agendar a operação a que tem que ser submetida, viu cinco mulheres com os cortes das cirurgias abertos por causa de infecção hospitalar.

Ela também narrou o caos do atendimento no hospital.  Em pânico, ela diz que agora não tem coragem de fazer o procedimento médico no HMU.

Confira o relato:

“Estou na fila para uma cirurgia aqui no hospital de Rio Verde. No dia quem passei pela médica para pegar o encaminhamento, quando cheguei na sala, minha ficha não foi encontrada. Tive que fazer ficha nova. Nem o exame que a médica tinha pedido ela não sabia quais eram. Fizeram perguntas, olharam o exame e deram a guia para protocolar. Lá tinha mais de 5 mulheres com cirurgia abertas. Achei estranho. Perguntei por não que não tinham fechado? Elas me falaram de infecção hospitalar.

Agora estou na fila de espera para ser operada lá. Estou com muito medo, mas não tenho condições de pagar particular. Se eles me chamarem, acho que não terei coragem de ir.”