terça-feira , 16 abril 2024
Sem categoria

11ª Exposição de Orquídeas em Aparecida é opção de lazer no fim de semana

Aparecida de Goiânia vai contar com um final de semana florido, cheio de beleza e perfume. A 11ª Exposição de Orquídeas e Flores do Deserto, realizada pela Secretaria Executiva de Cultura, começou na manhã desta sexta-feira, 15, e segue até domingo, 17, com portões abertos das 9h às 21h, no Salão 01 do Centro de Cultura e Lazer José Barroso. A visitação é aberta ao público e as primeiras 600 pessoas que levarem dois quilos de alimentos não perecíveis vão ganhar uma muda de orquídea.

Segundo o coordenador da exposição, Maurílio Cowboy, o evento faz parte do calendário do município e a expectativa para esta edição é que mais de 10 mil pessoas passem pelo local. “A mostra de orquídeas e flores do deserto é uma ótima opção para os amantes de jardinagem e paisagismo e uma forma de lazer para os aparecidenses. Além disso, é uma oportunidade para fazemos o trabalho solidário que é a arrecadação de alimentos para doar aos mais carentes”, comentou o coordenador da exposição, Murilo Cowboy. Todo o montante arrecadado no evento será distribuído pela primeira-dama do município, Mayara Mendanha.

No total são 20 mil plantas à disposição dos visitantes, com 250 variedades. A flores serão vendidas a partir de R$ 20 e os visitantes também poderão comprar vasos, substratos, adubos e receber explicações sobre o cultivo das plantas. Vera Lucia Rebelo, 69, acordou cedo para abertura da Exposição de Orquídeas e garantiu quatro para sua casa. “Eu estava ansiosa, desde que vim na última vez eu amei. Eu fico admirando as flores, uma mais linda que a outra, fico encantada”, disse a aposentada.

Para o colecionador Antonio César de Oliveira, 62, esse evento é muito importante. “É só aqui que tenho muitas variedades para complementar minha coleção. Já são quatro anos que participo e hoje tenho mais de 300 orquídeas em casa. Sou fascinado por minhas flores e sempre que venho, tenho a oportunidade de interagir com outros colecionadores, trocar ideias e experiências”, ressaltou.

Especialistas explicam que as orquídeas podem durar por anos se seguidas à risca as orientações. Segundo Marling Aparecida, que também trabalha na organização da exposição, apesar da orquídea ser bastante resistente, ela necessita ser regada três vezes por semana ou sempre que ela secar e também precisa estar à sombra, longe de exposição ao sol. Além disso, a adubação também tem que ser semanal. Marling conta ainda que algumas espécies acabam precisando de água todos os dias. O evento traz expositores de São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e Goiás.