sábado , 20 abril 2024
Sem categoria

Tocantins: Ouvidoria do Estado inova e lança serviços digitais para facilitar atendimento ao cidadão

Como forma de inovar o atendimento, a Ouvidoria Geral do Estado vem ampliando seus canais de acesso disponíveis ao cidadão. Além de poder entrar em contato com o Poder Executivo por meio de cartas, e-mail; site; atendimento presencial ou pelo telefone 162, agora o usuário tem a sua disposição duas novas ferramentas digitais que são o aplicativo Ouvidoria TO e no Facebook a ferramenta Chatbot Carol, programa de computador que simula uma conversa humana em um chat.

O aplicativo está disponível para ser baixado em aparelhos com sistema operacional Android na loja do Google Play e é gratuito. Já o Chatbot Carol, pode ser acessado diretamente na página www.facebook.com/cge.to.gov.br.

Por meio da Ouvidoria, o cidadão pode solicitar informações, propor sugestões e fazer reclamações, elogios e/ou denúncias. Atualmente, o Estado dispõe de 38 ouvidorias dentro dos órgãos do Poder Executivo.

Somente no ano de 2018, a Ouvidoria Geral do Estado realizou um total de 2.727 atendimentos. Nos dois primeiros meses deste ano, o número foi de 561. “O objetivo é levar e incluir as diversas formas de atendimento para que o cidadão tenha uma maior participação social. Assim, a ouvidoria quer mostrar à população que ela não se resume na vertente de reclamações e solicitações de informações, que ocupa 80% da demanda existente, mas também é uma importante ferramenta de controle social, transparência e combate à corrupção”, disse o secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Senivan Almeida.

Para o ano de 2019, o Governo levará para localidades específicas o projeto Ouvidoria Itinerante, que visa dar ao cidadão mais uma ferramenta de participação na gestão. Outra proposta é a melhoria das ouvidorias dentro dos órgãos, por meio de capacitações e interações das instâncias, para que possam dar uma resposta mais rápida ao cidadão.

Como acionar a Ouvidoria

Além do aplicativo Ouvidoria TO e do Chatbot Carol, no Facebook, o cidadão pode acionar a ouvidoria por meio de carta ou atendimento presencial (das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas) no endereço Praça dos Girassóis, Avenida NS-2, Prédio 1 (Controladoria-Geral do Estado), Palmas – Tocantins – CEP: 77001-002.

Caso queira registrar a solicitação via site, basta acessar www.ouvidoria.to.gov.br. Para e-mail, o endereço éouvidoriageral@cge.to.gov.br. Por telefone, os usuários que estão no Tocantins podem ligar, gratuitamente, para o número 162. Pessoas que moram em outros estados, devem entrar em contato pelos telefones: (63) 3218-3073/3078.