terça-feira , 23 abril 2024
Sem categoria

Francisco Júnior lamenta projetos de lei vetados pelo governo estadual

O deputado federal Francisco Jr (PSD) lamentou o fato de ter projetos de lei, apresentados ainda no seu mandato de deputado estadual, vetados pelos governos de 2017 e 2019, do Estado de Goiás, que beneficiavam pessoas com deficiência, e usuários do sistema de saúde estadual.

Através de um desabafo o parlamentar disse que tem buscado trabalhar muito para melhorar a vida dos Goianos, “não é fácil fazer uma lei, fazemos pesquisas, reuniões, audiências públicas, e ter um autógrafo de lei vetado é todo um trabalho perdido, isso me entristece muito”, detalhou Francisco Jr.

Um dos projetos, aprovado na Assembleia Legislativa ainda em 2017, dispunha sobre o tempo máximo de espera para atendimento em unidades de saúde públicas e privadas de urgência e emergência no Estado de Goiás, determinando entre vários critérios o tempo máximo de 30 min para o atendimento ser realizado. O projeto foi vetado ainda no governo de 2017, e foi mantido o veto pelos deputados estaduais em votação na última quarta-feira, dia 10 de abril de 2019.

Um segundo projeto, aprovado em 2018 pela Assembleia, determinava a obrigatoriedade de brinquedos e equipamentos de lazer adaptados em espaços de uso público. As novas instalações feitas em parques, praças e espaços públicos deveriam disponibilizar 20% dos brinquedos e equipamentos de lazer adaptados de modo a promover a mais ampla acessibilidade. O projeto foi vetado pelo governo atual, agora em 2019, e mantido o veto pelos deputados estaduais.

Francisco Jr disse que é preciso melhorar a saúde para os que usam o SUS, e quanto aos equipamentos adaptados ele detalhou que não haveria aumento de custo para implantação, em conjunto com as academias ao ar livre. “Toda a sociedade pode utilizar a academia ao ar livre para viver melhor, e isso é bom, mas eu fico preocupado com as pessoas com deficiência que não podem utilizar esses equipamentos por não serem adaptados, o projeto previa apenas uma pequena parcela deles com adaptação. Eu não vejo que isso seja gasto com a população, mas sim investimento em uma qualidade de vida melhor para todos”, ressaltou.

https://youtu.be/Qf8rOWZpsA8