terça-feira , 23 abril 2024
Sem categoria

Água contaminada: laudo divulgado pela Prefeitura de Rio Verde apresenta erros crassos e sugere fraude

Com a população em pânico em razão da contaminação da água consumida em Rio Verde, o prefeito Paulo Vale apressou-se em divulgar um laudo de sanidade em amostra colhida do manancial de superfície do Ribeirão das Abóboras.

Segundo matéria publicada pela revista alemã Public Eye, com base em dados do Ministério da Saúde, a água de Rio Verde está contaminada com 19 pesticidas, dos quais oito podem causar doenças graves, como câncer, deformidades congênitas e males endócrinos.

Se a intenção era tranquilizar os moradores locais, o tiro saiu pela culatra: o documento divulgado pela Prefeitura de Rio Verde contém incoerência que o torna sem fé, conforme um atento leitor anotou no WhatsApp do G24H.

No laudo, a coleta da água feita dia 02-01-2019 foi registrada como tendo sido realizada às 16:00, ao passo que a entrada da amostra no laboratório no mesmo dia ocorreu às 10:00. Ou seja, conforme consta do laudo, a amostra de água do Ribeirão das Abóboras foi analisada em laboratório 6 horas antes de ser colhida.

Como é de todo impossível fazer um exame laboratorial antes mesmo da coleta da amostra, resta a conclusão que derruba por terra o laudo divulgado pela Prefeitura de Rio Verde, o que espalha ainda mais pânico junto à população.

Confira o laudo que apresenta incompatibilidade de horário entre coleta da amostra e entrada no laboratório: