sexta-feira , 26 abril 2024
Sem categoria

Exclusivo: Saneago não adota medidas necessárias, e racionamento na estiagem é quase certo

Transformada em espaço de aparelhamento político, a Saneago deixou a estiagem chegar e não tomou nenhuma medida para se antecipar à muito provável crise de abastecimento de água potável durante os meses de seca deste ano.

Entre os técnicos da Saneago, a avaliação unânime é a de que é quase certo que haja necessidade de racionamento de água, especialmente na Grande Goiânia.

Entre as medidas necessárias, já adotadas em anos anteriores mas que precisam ser renovadas anualmente, é o controle das chamadas outorgas de água concedidas para o setor produtivo.

As outorgas são, basicamente, permissões para uso e represamento de água para a produção industrial e agropecuária. Conforme a legislação federal, a administração estadual é considerada proprietária das águas de mananciais e, em função disso, pode regular o nível de represamento de forma a garantir o abastecimento da população.

Após a grave estiagem de 2017, no ano passado o governo José Eliton (PSDB) alterou as normas de uso das outorgas e em 2018 não houve crise de abastecimento nem necessidade de racionamento.

Já em 2019 pode ser bem diferente. A ver.