quarta-feira , 27 novembro 2024
Goiás

Adriano do Baldy propõe fim da taxa de religação de energia

O deputado federal Adriano do Baldy (Progressistas) apresentou projeto de lei que acaba com a cobrança da taxa de religação de energia quando o abastecimento tiver sido suspenso por inadimplência. A lei que permite às concessionárias incluir o valor do serviço na tarifa existe desde 1996.

Já são centenas de decisões judiciais a favor dos consumidores em diferentes estados brasileiros, mas todas derrubadas com recursos em instâncias superiores porque a justiça entende que apenas a União pode legislar sobre o caso.

No Tocantins, por exemplo, deputados estaduais aprovaram por unanimidade em maio lei que proíbe as concessionárias de água e energia de cobrar a taxa de religação, mas o texto ainda não está em vigor porque carece da sanção do governador Mauro Carlesse (PHS). A questão, porém, está longe do fim porque a BRK Ambiental e a Energisa recorrerão ao Judiciário.

“Se a família, ou morador não pagou a conta é porque está com dificuldades financeiras. E exigir que além de regularizar o débito, estas pessoas paguem uma taxa extra é uma incoerência muito grande”, afirma Adriano. “A legislação brasileira precisa ser renovada”.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....