segunda-feira , 19 agosto 2024
Goiás

Vanderlan quer ser o novo Iris: largar mandato com 6 anos pela frente, como fez o decano, é um bom 1° passo

Para se viabilizar como candidato a prefeito de Goiânia em 2020, o senador Vanderlan Cardoso (PP) adotou a estratégia de se apresentar como uma espécie de Iris Rezende (MDB) evoluído, mais moço e moderno. A visita ao gabinete do emedebista, poucos dias atrás, e o impulsionamento do vídeo da audiência nos Instagram faz parte deste delicado movimento. Até nos trejeitos com a mão Vanderlan copia o decano. O erro fundamental que o senador está prestes a cometer é copiar Iris também nos defeitos. Um deles e abandonar mandatos pela metade. 

Depois de muito bater na trave, o ex-prefeito de Senador Canedo enfim elegeu-se para um cargo importante em 2018, o de senador. São oito anos de mandato na Câmara Baixa do Congresso Nacional, dos quais Vanderlan terá cumprido somente um e meio caso confirme a sua pretensão de concorrer à prefeitura da Capital – contra Iris, diga-se de passagem. Pelo mesmo pecado de abandonar mandatos pela metade Iris foi severamente punido pelas urnas várias vezes. A primeira delas foi em 1998. A última, em 2014.

Em 1998, Iris tentava conquistar o seu terceiro mandato como governador. Havia abandonado o cargo de senador para ser ministro da Justiça (maio de 97 a abril de 98) e planejava abandoná-lo de vez para voltar ao Palácio das Esmeraldas. Foi solenemente barrado pela vontade popular. Em 2014, desperdiçou o mandato de prefeito de Goiânia para, mais uma vez, saciar a ambição de ser governador. Perdeu. 

Conhecer a história é a melhor forma para evitar que os mesmos erros se repitam. Vanderlan já deu um salto grande demais – maior até do que as pernas dele – ao sagrar-se senador. Ainda que ele dispute e ganhe a prefeitura, será desrespeitoso com os milhões que o elegeram no ano passado. Cedo ou tarde, a fatura será cobrada. 

Artigos relacionados

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...