O ano está chegando ao fim – a década também – e é hora de dar uma relembrada em tudo que rolou na sua vida musical. O Spotify liberou nesta quinta-feira (5) mais uma edição do Wrapped, seu web app de retrospectiva que, desta vez, não apenas dá uma olhada nos artistas, músicas e, logicamente, podcasts mais ouvidos de 2019, como também relembra a trajetória do usuário na plataforma ao longo dos últimos dez anos, informa o site CanalTech.
Por meio de um site dedicado que exige apenas o login do próprio serviço para coleta dos dados, o usuário tem acesso a uma apresentação com diferentes informações sobre seu gosto musical. Além das paradas de sucesso do ano, com total de reproduções, faixas e músicos preferidos, a empresa também disponibilizou um olhar sobre a evolução do gosto musical ao longo das estações do ano, de forma que o usuário se lembre de gostos passageiros ou febres repentinas.
Além disso, como não poderia deixar de ser, o Spotify dá uma bela atenção aos podcasts neste ano. O conteúdo é parte da estratégia central da companhia e recebe atenção dedicada, também com uma lista dos programas mais ouvidos pelo usuário ao longo do ano e o total de minutos que ele passou envolvido com o primeiro colocado. Tudo, claro, compartilhável e em formatos amigáveis para publicação em redes sociais.
Na retrospectiva da década, outros fatores também são levados em conta. O usuário pode relembrar desde quando utiliza o Spotify e em que momento virou Premium, caso seja um assinante, bem como o total de minutos que passou com o serviço ano após ano. Apesar de existir desde 2008, para muita gente os dados não devem ir tão longe assim no passado, já que a plataforma aterrissou oficialmente no Brasil apenas em 2014, apesar de já poder ser acessada antes a partir de sua versão americana.
As músicas, claro, são o ponto-chave aqui, com o usuário podendo visualizar as faixas mais ouvidas e os artistas preferidos ano a ano, bem como uma somatória geral que exibe a banda ou músico da década para cada um. Novamente, tudo é facilmente compartilhável a partir da própria interface e, tanto no caso dos dez anos quanto de 2019, playlists automáticas com as canções favoritas são montadas para que a galera viaje no barco da memória.
Para criar sua retrospectiva, basta acessar o site do Spotify Wrapped e fazer o login, com a apresentação sendo montada automaticamente. Além disso, uma hashtag especial foi lançada no Twitter, com direito a ícone especial e tudo.