“Não acredito que ele (Lula) terá dificuldade (no Congresso), porque certamente ele vai ter uma comunicação parlamentar melhor do que tinha o Bolsonaro. Não tenho dúvidas disso. O que a gente quer, o que o parlamento quer, é que haja essa harmonia entre o Executivo e o legislativo. E o Lula sabe fazer isso.”
As palavras acima são do presidente do União Brasil, Luciano Bivar, que representa a terceira maior legenda da Câmara.
O líder do Centrão, presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), foi a primeira autoridade brasileira a parabenizar Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória neste domingo (30).
Em pronunciamento, Lira parabenizando o “presidente eleito”, afirmando ser “hora de desarmar os espíritos, estender a mão aos adversários”.
“Ao presidente eleito, a Câmara dos Deputados lhe dá os parabéns e reafirma o compromisso com o Brasil, sempre com muito debate, diálogo e transparência. É preciso ouvir a voz de todos, mesmo divergentes, e trabalhar para atender as aspirações mais amplas”, disse Lira.
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que Lula irá conversar nesta terça-feira com todos os partidos e que não pretende interferir nas eleições para presidentes da Câmara e do Senado.
Isto significa que não haverá resistência no Congresso para iniciar o novo ciclo no Brasil, com Lula no comando do país.