domingo , 24 novembro 2024
Nacional

Nísia Trindade deixará a presidência da Fiocruz para assumir o Ministério da Saúde

Em um cenário de incertezas com a Covid-19, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acertou em cheio ao escolher a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Nísia Trindade Lima, para comandar o Ministério da Saúde. Ela está no cargo desde 2017.

Nísia coordenou as ações da Fiocruz no Brasil durante a pandemia e criou o “Observatório Covid-19”, uma iniciativa com a intenção de monitorar e divulgar informações e notícias a doença e seus impactos no país.

Ela também esteve à frente das negociações com o Ministério da Saúde, a universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca para permitir que a Fiocruz fabricasse as vacinas contra a Covid-19 no Brasil.

Perfil

Nísia Trindade é doutora em sociologia e mestre em ciência política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iesp), e graduada em ciências sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). É presidente da Fiocruz desde 2017. Foi diretora da Casa de Oswaldo Cruz, unidade da Fiocruz voltada para pesquisa e memória em ciências sociais, história e saúde, entre 1998 e 2005. Ela será a será a 1ª mulher a chefiar o Ministério da Saúde.

Artigos relacionados

Nacional

Deolane Bezerra é presa novamente por descumprir medidas judiciais

Fato A advogada Deolane Bezerra foi novamente presa após descumprir medidas judiciais....

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...