sábado , 27 junho 2026
Notícias

Goiás, o estado do atraso: apenas 1,7% do lixo coletado no território goiano é reciclado

Fato

  • O estado de Goiás está atrasado não só nas áreas da Educação, Saúde e Social, mas também no quesito Meio Ambiente. Isso porque apenas 1,7% do lixo coletado no território goiano é reciclado.

Coleta seletiva

  • De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema) de 2023, apenas 49 cidades, do total de 246 municípios em Goiás, têm serviço de coleta seletiva formalizado pelas prefeituras.

Longe do ideal

  • Os dados mostram que Goiás está longe de aderir às metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevista em lei federal de 2010. Entidades como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) veem com preocupação o baixo índice de reciclagem nos municípios.

Poluição do solo

  • A maioria do lixo é descartada em aterros sanitários e em locais inadequados, a exemplos de lixões, o que contribui para a poluição do ar, do solo e da água. O meio ambiente e o território goiano pedem socorro.

 

Destaques

Artigos relacionados

Notícias

Evento com Flávio Bolsonaro confirma Wilder Morais como candidato do PL ao governo de Goiás

• Pré-candidatura O Partido Liberal realiza neste sábado (27), em Goiânia, o...

Notícias

Cabo Verde empata com a Arábia Saudita e garante classificação histórica na Copa do Mundo

• Cabo Verde carimba vaga inédita Cabo Verde escreveu mais um capítulo...