sexta-feira , 4 outubro 2024
Notícias

Caso Escobar: militar preso pelos assassinatos diz em depoimento que PM foi “executado” em operação policial

Fato

• O depoimento do policial militar Glauko Olivio de Oliveira sobre o Caso Escobar levantou outra questão: a morte de outro PM durante uma Operação Policial na casa dele.

• O 3º sargento da polícia militar, Welton da Silva Vieiga, foi morto no dia 27 de janeiro de 2023. No relatório policial consta que ele se matou. Mas Glauko afirmou que ele foi executado.

Quem é Viega?

• Welton Vieiga foi preso em 2014 na Operação Malavita, que apontou a participação de policiais em um grupo de extermínio que atuava com extorsão, sequestro, tortura e homicídios. Depois voltou a polícia, mas não deixou de praticar crimes. Ele é apontado como autor dos disparos que mataram Fábio Escobar e Luiz Carlos, o fazendeiro, dois casos polêmicos em Anápolis (GO).

Depoimento

• Réu por mais 7 mortes, entre as vítimas Bruna Vitória, grávida de 7 meses, Glauko disse em depoimento que a morte de Fábio Escobar teria sido “arquitetada” na Secretaria de Segurança Pública do governo Caiado.

• Escobar foi coordenador da campanha eleitoral de Caiado em Anápolis (2018), assassinado em 2021 após romper com o grupo político do governador e denunciar corrupção.

• Ao dizer que “Viega” foi executado durante a abordagem policial na casa dele, em vez de ter se matado, como consta na ocorrência, Glauko coloca em cena outro crime, mais queima de arquivos dentro da Polícia de Goiás. Ele contou que queriam fazer com ele, o que fizeram com o colega, execução.

Veja no vídeo;