Pérola negra
• Nos idos de 1940, Antônio Batista, patriarca da Fazenda Jabuticabal, localizada em Nova Fátima município de Hidrolândia (GO), apostou no plantio de jabuticabas. A família estranhou já que na época era comum investir em gado, não em uma fruta. De lá pra cá, o negócio que começou com 17 mil pés deu certo e rompeu barreiras. Pérolas negras que rendem empregos e um faturamento que atravessa gerações.
O crescimento
• O negócio prosperou e influenciou outros produtores da região, que recebem assistência técnica oferecida pela Emater Goiás. No município são cadastrados 128 pomares de jabuticabeiras e 250 agricultores, com propriedades que possuem de 10 a 42 mil pés do fruto. Visitar a região é evento turístico.
Ecoturismo
• Quase tudo em Nova Fátima gira em torno da fruta. Com uma área de 235 hectares, a Fazenda é referência em turismo e possui o título de maior jabuticabal do Brasil e do mundo, além de gerar 120 empregos diretos e indiretos.
Derivados
• Quem vai a Fazenda Jabuticabal encontra vinhos, doces, sorvetes, tortas, e vários outros produtos gastronômicos, tudo da jabuticaba, com supervisão da Faculdade de Agronomia da UFG.
Veja mais no vídeo abaixo;
Ver essa foto no Instagram