Euler Belém, do Jornal Opção, que analisa com devida competência a imprensa goiana não poderia deixar passar a crise no jornal O Popular. Quatro jornalistas do primeiro time foram demitidos sem dó e estão fora do proclamado maior jornal do Centro-Oeste.
Karla Jaime, Wanderley de Faria, Rosângela Chaves e João Carlos de Faria não integram mais o time do POP. A partir dessas saídas, Euler analisa porque o jornal chegou a este ponto e continua perdido, sem rumo e sem identidade.
Veja trecho da análise de Euler Belém:
Um dos problemas do “Pop” é que seus diretores e editores parecem não ter entendido o impacto da internet no jornalismo. O jornal chega “velho” às mãos de seus leitores já de manhã. A sensação mais frequente, ao se ler o “Pop”, mesmo às 6h30, é que suas notícias foram todas, ou quase todas, lidas na internet ou vistas nos telejornais no dia anterior. O jornalismo puramente declaratório, que não explica-analisa os fatos para os leitores, morre minutos depois de “nascer”. O “Pop” é assim: está “nascendo” morto.
Não basta demitir equipes que se tornaram supostamente “velhas” e incapazes de se renovarem. É preciso investir em mudanças reais no jornalismo, adaptando-o aos tempos rápidos da internet, e incorporando uma pitada mais analítica dos fatos.