O procurador-chefe do Ministério Público do Estado de Goiás, Lauro Machado, foi eleito na última semana para a presidência do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União – CNPG.
O CNPG é uma associação nacional da qual fazem parte os procuradores-gerais de Justiça dos Ministérios Públicos dos estados e da União. O Conselho foi criado em 1981, com o objetivo de defender os princípios, prerrogativas e funções institucionais do Ministério Público. É sua função integrar os MPs de todos os Estados brasileiros, promover intercâmbio de experiências funcionais e administrativas, bem como trabalhar pelo aperfeiçoamento da instituição, traçando políticas e planos de atuação uniformes ou integrados que respeitem as peculiaridades regionais. O CNPG avalia periodicamente a atuação do Ministério Público e tem foro em Brasília.
Lauro Machado tomará posse no cargo em agosto próximo em Goiânia, durante um encontro nacional da entidade. A sua eleição é atribuída ao seu perfil de equilíbrio e responsabilidade no comando do Ministério Público Estadual – qualidade que às vezes falta em alguns dos seus membros.