As suspeitas já imputadas pela CEI das Pastinhas ao ex-prefeito Iris Rezende (PMDB) e ao prefeito Paulo Garcia (PT) foram só o prenúncio de um escândalo que pode ganhar proporções ainda mais dramáticas. Tanto PMDB quanto o PT temem as revelações que pode fazer o empresário Ilézio Inácio Ferreira, dono da construtora Consciente.
Ilézio é ex-presidente da Associação dos Donos de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi) e principal interlocutor do grupo PT-PMDB com as gigantes do setor. Foi ele quem arregimentou o apoio das empreiteiras à reeleição de Paulo Garcia (PT) em 2012 e que, meses depois, ajudou o prefeito a formatar o projeto que desregulamentou o Plano Diretor da cidade.
A amizade entre Ilézio e Paulo é tão estreita que ultrapassa assuntos referentes ao mercado imobiliário. O prefeito escalou o empresário, por exemplo, para defender os seus interesses no debate sobre o pacto para o transporte coletivo, em 2013 (que acabou não sendo respeitado pela gestão do PT).
Será que Ilézio contará tudo que sabe no seu depoimento à CEI? A tendência é que ele fique calado, mas até lá… PMDB e PT ficarão na expectativa.