Em reportagem postada agora há pouco, o Jornal Opção Online diz que “o governador Marconi Perillo resolveu fazer uma aposta na inovação tecnológica e se prepara para lançar o mais ambicioso plano do País com a firme intenção de potencializar a economia de Goiás e torná-la mais competitiva para dar um salto de qualidade já visualizando o cenário pós-crise”.
Trata-se do Inova Goiás, programa de inovação tecnológica que será lançado pelo governo do Estado no próximo dia 2, com o objetivo de aumentar a competitividade da economia goiana e inserir Goiás entre os três Estados brasileiros que mais investem em modernização científica do setor produtivo9.
“Os investimentos previstos dentro do Inova Goiás para até 2018 chegam a R$ 1,5 bilhão, um volume surpreendente se for considerado o ambiente de um País que acaba de receber o diagnóstico da recessão técnica confirmada com a queda do PIB em 1,9% no segundo trimestre”, informa o Jornal Opção.
“De nada adianta ter tecnologias disponíveis se elas não chegarem às empresas. O objetivo do Inova Goiás é fazer com que elas absorvam essas tecnologias”, afirma o vice-governador José Eliton, que é o coordenador do programa de inovação. Segundo ele, uma das preocupações do governo é a sustentabilidade financeira e fiscal do programa, para garantir a efetividade dos recursos que serão aplicados nas estratégias do Inova Goiás.
“Com o Inova Goiás, o Governo do Estado vai reforçar ainda mais sua atuação em prol do desenvolvimento”, afirma o vice-governador José Eliton. “O programa vai aliar a administração estadual, o setor acadêmico e a iniciativa privada em um ciclo único de investimentos, permitindo que os avanços no setor cheguem efetivamente às empresas, não apenas às grandes, mas também às médias e às pequenas”, completa.