sexta-feira , 29 novembro 2024
Goiás

“Enquanto o Brasil discute ajustes, Goiás mostra que não é refém da crise e  lidera um projeto de desenvolvimento e inovação – o Inova Goiás”, diz Thiago Peixoto ao Diário da Manhã

Em entrevista ao Diário da Manhã, nesta segunda-feira, o secretário de Gestão e Planejamento, Thiago Peixoto, adiantou mais detalhes sobre o Inova Goiás, programa de inovação tecnológica que o governador Marconi Perillo lança no próximo dia 2.

“Na atual gestão do governador Marconi Perillo, temos um foco muito claro do ponto de vista de planejamento: competitividade. Por isso, o objetivo do programa é colocar Goiás entre os três Estados que mais investem no setor de inovação e estimular o desenvolvimento econômico. Afinal, nada melhor para contribuir com a agenda de desenvolvimento do que um projeto de inovação. E é por isso que a Segplan é parceira da SED no Programa Estadual de Inovação e Tecnologia. Vamos contribuir, por exemplo, com o fornecimento de informações de nossa base de dados e indicadores e ainda com novas ferramentas tecnológicas que estão sendo desenvolvidas”, informou Thiago Peixoto.

Para o titular da Segplan, “ precisamos superar o discurso de crise. Temos que olhar para o futuro. Não podemos nos tornar reféns de um momento econômico ruim no país. Por isso, enquanto o Brasil discute ajustes, Goiás já lidera um projeto de desenvolvimento e inovação – o Inova Goiás. É fundamental pensar no pós-crise se queremos nos tornar um Estado mais competitivo”.

Thiago Peixoto garante que, mesmo em um momento de dificuldades financeiras, o Inova Goiás será totalmente sustentado, do ponto de vista fiscal e do caixa do Estado: “Parte do financiamento será feito por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). Outra forma de financiamento pode ser também por meio de empréstimos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que possui linhas de crédito para apoio a políticas de inovação no Brasil, e principalmente do Banco do Brasil, que aportará R$ 450 milhões em três anos. Toda a captação e gerenciamento
desses recursos será feita pela Secretaria de Desenvolvimento”.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....