sexta-feira , 6 março 2026
Goiânia

Com medo de perder anúncios, jornais e emissoras de TV ignoram Comissão que investiga grandes construtoras

Constrangedor: esta é a melhor palavra para definir o silêncio da imprensa de Goiás no momento em que surgem suspeitas graves de corrupção envolvendo gigantes do ramo da construção no Estado.

Se não fossem o Jornal Opção e o blog 24 Horas, respaldados pelo caráter democrático das redes sociais, os goianienses jamais saberiam das fraudes que foram realizadas na prefeitura entre os anos de 2007 e 2010 e que agora estão vindo à tona na CEI das Pastinhas – uma Comissão criada para apurar a suspeita de que o ex-prefeito Iris Rezende (PMDB) atropelou o Plano Diretor para autorizar o andamento de mais de 300 obras na cidade.

Os jornais O Popular, Diário da Manhã e O Hoje fingiram-se de mortos, por exemplo, quando arquitetos da extinta Secretaria de Planejamento admitiram que recebiam dinheiro de construtoras por supostos “serviços prestados” dias antes de analisar e aprovar projetos destas mesmas empresas.

A TV Anhanguera preferiu mostrar o seu concurso de música sertaneja em vez de informar que o proprietário da EuroAmérica garantiu ter protocolado um projeto de 12 páginas para o residencial Europark na prefeitura, mas que seis delas sumiram do dia para noite.

A TV Serra Dourada, pelo visto, considerou normal o fato de dois arquitetos da prefeitura (Adriano Theodoro Dias Vreeswijk e Jonas Henrique Guimarães) terem viajado para Nova York, nos Estados Unidos, acompanhados do dono de uma construtora (Europark) cujo projeto tramitava na Seplam.

A TV Record não compreendeu o quanto é grave o fato de o dono da construtora Teccril ter protocolado um pedido na prefeitura sem os devidos estudos técnicos, apresentando-os somente depois que o alvará já havia sido concedido.

A imprensa de Goiás não entendeu a gravidade do que está acontecendo. Ou então entendeu e está de fazendo de boba.

Até quando?

Artigos relacionados

Goiânia

Homem vai parar no xilindró após tentar tomar arma de agente da PRF na Rodoviária de Goiânia

Flagrante Um homem foi parar no xilindró na manhã desta sexta-feira (6)...

Goiânia

Sem licitação: Vereadora Kátia vai ao TCM contra contrato de R$ 22 milhões da Prefeitura de Goiânia para serviços de engenharia

Possíveis irregularidades A vereadora Kátia Maria apresentou representação ao Tribunal de Contas...

Goiânia

Policial militar morre após se envolver em acidente de trânsito em Goiânia

Perda A sargento da PM, Flávia Rosa Campos, de 49 anos, morreu...

Goiânia

Goiás violento: jovem é brutalmente agredida na saída de boate em Goiânia

Agressões Uma mulher de 29 anos foi agredida na madrugada de domingo...