quinta-feira , 10 abril 2025
Goiânia

Paulo Garcia transforma o Dia da Árvore, celebrado neste 21 de setembro, em data triste para Goiânia

O Dia da Árvore é celebrado no dia 21 de setembro em todo o hemisfério Sul. Foi criado para lembrar-nos de que é preciso que haja harmonia entre o progresso e a natureza para que a raça humana continue a existir.

Goiânia já foi uma das cidades com maior área verde do mundo, mas a administração do prefeito Paulo Garcia (PT) nos tirou este título. Dezenas de árvores frondosas foram roubadas da paisagem urbana da Capital para dar lugar ao concreto, em que pese o prefeito ter se amparado no mote da sustentabilidade durante a sua campanha eleitoral.

A motosserra de Paulo Garcia exterminou as palmeiras da avenida 85, ceifou troncos no Parque Botafogo, agrediu árvores da avenida Goiás e, finalmente, escalpelou a avenida Goiás Norte, que antes emprestava à vista do goianiense flamboyants de tirar o fôlego.

A matança desatinada, de acordo com o prefeito, tem o objetivo de abrir espaço para obras que vão garantir conforto para a população, mas o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO) é claro ao dizer que a prefeitura tinha opções que permitiriam que as obras convivessem com as árvores, e que a destruição da natureza não era – e nunca será – condição sine qua non para o crescimento da cidade.

Goiânia está enlutada neste Dia da Árvore, que por coincidência ou não está sendo um dos mais quentes da nossa história.

Artigos relacionados

Goiânia

Trabalhar em Goiânia agora é crime, Mabel? Ambulantes querem acordo na 44 e apresentam proposta

Clima tenso A tensão entre a Prefeitura de Goiânia e os ambulantes...

Goiânia

Estudante de 25 anos morre após sofrer AVC em Goiânia

Perda precoce Uma estudante de 25 anos morreu após sofrer um Acidente...

Goiânia

Advogado que explorava financeiramente mãe idosa é suspeito de abandoná-la em Cais de Goiânia

Maus-tratos Um advogado de 58 é suspeito de explorar financeiramente a mãe...