O site de O Popular na internet registra, na manhã desta segunda-feira, a primeira desocupação de uma escola estadual invadida pelo movimento que se opõe à adoção do modelo de gestão compartida das unidades de ensino públicas com as organizações sociais.
“O Colégio Estadual Ismael Silva de Jesus, no Bairro da Vitória, região Noroeste de Goiânia, foi desocupado na manhã desta segunda-feira (25) em uma situação de conflito que teria envolvendo manifestantes que estavam na unidade ocupada e pais que eram contra a permanência da escola fechada para as aulas”, diz a reportagem de O Popular.
No episódio, ficou comprovado que vários dos invasores não tinham nenhuma ligação com a escola ou com o bairro – seriam pessoas que vieram de fora para tentar turbinar o movimento.
As ocupações de escolas, dentro do suposto “protesto” antimudanças na Educação, estão perdendo força com o início do ano letivo, já que as famílias e os próprios alunos começaram a se mobilizar contra o fechamento das escolas, exigindo o retorno às aulas. Em especial, as infiltrações de militantes de partidos políticos de esquerda e de pessoas de outros Estados, como São Paulo, acabaram desmoralizando o movimento contra as OSs, despertando a antipatia da população.