sexta-feira , 29 novembro 2024
Goiânia

Em editorial, jornal O Popular afirma que o vandalismo ficará como marca da ocupação do Colégio Lyceu

O movimento de ocupação de escolas termina sua saga de forma deplorável. A vistoria da Seduce no Colégio Lyceu apontou ausência de documentos computadores, projetores e até microondas. Enquanto estavam dentro do colégio, os tais manifestantes eram totalmente responsáveis por tudo que havia lá dentro.

No editorial deste sábado, o jornal O Popular critica a depredação e afirma que o vandalismo é marca desta ocupação.

Veja a abaixo a íntegra do editorial:

Ocupado desde 11 de dezembro por estudantes contrários à implantação de organizações sociais (OSs) na educação, o Colégio Lyceu de Goiânia foi desocupado na quinta-feira pacificamente. Entretanto, a Secretaria de Educação informou que vistoria detectou uma série de problemas: furtos de lâmpadas, computadores, aparelhos de som, caixas de papel, projetores, microondas e documentos da coordenação; pichação, e até o desaparecimento de uma geladeira.

Os estudantes negam os estragos, mas eles deixaram a escola sem participar da vistoria, em conjunto com a secretaria, que levantaria se houve danos ao patrimônio público durante os dois meses da ocupação. Estranha omissão, pois eles deveriam ser a parte mais interessada nesta vistoria.

O Lyceu de Goiânia, um dos mais tradicionais da capital, funciona como escola em tempo integral de ensino médico desde 2011. O modelo já mostrou resultados positivos, pois a nota média do colégio no Enem em 2014 foi 519,70, perdendo apenas para o Colégio Pedro Gomes, e acima da média das escolas estaduais, que é de 478,88 (O POPULAR, 30/8/15).

A depredação denunciada pela Seduce, além de um crime contra o patrimônio público, é prejudicial aos próprios estudantes e à qualidade do ensino que os manifestantes disseram defender com a ocupação. Infelizmente, o vandalismo ficará como marca desta ocupação.

Artigos relacionados

Goiânia

Família denuncia que vendedora morreu à espera de UTI em Goiânia

Rede pública A família de Katiane de Araújo Silva, de 36 anos,...

Goiânia

Racha no PP: Sob o comando de Alexandre do Baldy, membros da sigla gravam apoio a Mabel

Fato A briga interna sobre o apoio do PP em Goiânia parece...

Goiânia

Médica veterinária atua com medicamentos vencidos e vai parar no xilindró

Fato Uma médica veterinária foi parar no xilindró após atuar com medicamentos...

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...