terça-feira , 8 setembro 2026
Nacional

Um dos melhores advogados eleitoralistas de Goiás, Dyogo Crosara diz em O Popular que a janela para mudança de partido é “ilegal” e “imoral” e deve ser revogada pelo STF

O advogado eleitoralista Dyogo Crosara, um dos mais renomados de Goiás, publica artigo na página de opinião de O Popular, na edição desta quinta-feira, classificando a janela para a mudança de partido – através de emenda constitucional que deve ser promulgada também nesta quinta pelo Congresso Nacional – como “imoral” e sugerindo, também, que é “ilegal”..

Aos detentores de mandatos parlamentares que pretendem se beneficiar da janela, Dyogo Crosara faz uma alerta: a ilegalidade da emenda constitucional é flagrante e será objeto de exame pelo Supremo Tribunal Federal, com elevadas possibilidades de vir a ser revogada. Em Goiás, o deputado federal Delegado Waldir vem anunciando que recorrerá à janela para deixar o PSDB e procurar um partido onde tenha garantia de que será candidato a prefeito de Goiânia.

Há riscos, no entanto. “A palavra final sobre a legalidade dessa janela será do Supremo Tribunal Federal, que já se pronunciou anteriormente pela necessidade de garantir a fidelidade partidária. Espera-se que o órgão haja rápido e não permita que esse ato prevaleça”, escreve o advogado.

Para ele, o STF deve acolher a tese de que “não há nenhum sentido permitir a abertura de uma janela agora, inovando o texto constitucional e admitindo que deputados e vereadores mudem de legenda. Assim, estarão traindo os votos a eles conferidos e buscando novos caminhos pessoais, que não levam em consideração os interesses dos eleitores, reais donos dos mandatos eletivos”.

Artigos relacionados

Nacional

PF encontra nome de Moraes como último a alterar contrato de R$ 130 milhões entre Vorcaro e escritório da esposa do ministro

Investigação Um relatório da Polícia Federal (PF), divulgado nesta terça-feira (1/9), aponta...

Nacional

Vorcaro disse ter “dívida de vida” com Moraes e consultou ministro antes de ser preso, aponta PF

Investigação Relatório da Polícia Federal aponta que Daniel Vorcaro enviou mensagem ao...

Nacional

Mentira cai por terra: checagem desmente Caiado sobre segurança nas escolas

Pinóquio? O ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), tentou vender no debate...