Se havia ainda alguma dúvida de que o governador Marconi Perillo (PSDB) deposita plena confiança em seu vice-governador, José Eliton, estas dúvidas estão definitivamente superadas a partir de hoje, com a escolha dele, José Eliton, para assumir a pasta mais delicada do governo no momento: a Segurança Pública.
O vice-governador, amparado pela irrestrita confiança do governador, tem a missão de pensar em novas soluções para o combate à criminalidade e de tentar sensibilizar o governo da presidente Dilma Rousseff, que se nega a assumir responsabilidades concernentes à Segurança nos Estados, a tomar parte nesta batalha.
José Eliton terá de conduzir o Governo nesta cruzada pela paz, em defesa da vida. Como advogado e especialista em leis, poderá estreitar o diálogo com a Justiça, que é muito indolente com bandidos e que aumenta a sua parcela de culpa nesta crise ao soltar suspeitos na rua pouco tempo depois de a polícia prendê-los, estimulando a reincidência.
Com as polícias, Eliton terá de construir uma relação de diálogo ainda mais sólida do que a que o antecessor dele, Joaquim Mesquita, havia construído. E será ele também que vai pavimentar o caminho para o reforço do quadro de policiais do Estado.
Ao aceitar o desafio, que é grandioso, José Eliton demonstra não só coragem para enfrentar missões espinhosas, como também lealdade a Marconi, que nas redes sociais destacou o fato de o seu companheiro ter aceito a convocação “sem pestanejar, com a disposição de sempre”. Tanta lealdade não poderia ser recompensada de outra forma senão com confiança plena.