Em mais uma análise de fundo sobre as próximas eleições municipais em Goiânia, o comentarista político Afonso Lopes aponta os candidatos Giuseppe Vecci, do PSDB; Luiz Bittencourt, do PTB; e Vanderlan Cardoso, do PSB, como ameaças potenciais à candidatura de Iris Rezende, do PMDB.
“Um trio, hoje pouco competitivo, é extremamente perigoso eleitoralmente: Giuseppe Vecci, do PSDB, Luiz Bittencourt, do PTB, e Vanderlan Cardoso, do PSB, não necessariamente nessa ordem. Os três têm mensagens consistentes, e podem impactar bastante o eleitorado que deve apostar em perfis mais estruturados do ponto de vista administrativo este ano. Iris, ao contrário, dificilmente vai utilizar ideias mais assimiláveis aos novos tempos informatizados. É possível que o velho discurso do mutirão não empolgue mais ninguém”, escreve Afonso Lopes.
O jornalista reconhece que as pesquisas apontam Iris como favorito, porém lembra que o discurso de Vecci, Bittencourt e Vanderlan tem muita consistência. Confira, leitor, o que ele diz sobre cada um:
Giuseppe Vecci – “Um dos pensadores do modelo gestor implantado e aprovado no Estado pelo governador Marconi Perillo, também vai desfilar uma série de medidas que devem criar ambiente de atualização no modelo administrativo de Goiânia. Ele ainda não conseguiu deslanchar na forma como passa essas informações para os eleitores de maneira geral, mas não é algo insuperável. Defende a criação de subprefeituras espalhadas pelas regiões da cidade de modo a levar as decisões para a vizinhança de onde estão os problemas”.
Luiz Bittencourt – “Tem facilidade para expor o que pensa e tem sido bastante ousado em suas propostas iniciais. É o único até agora favorável à utilização da internet como veículo de interação entre a administração e os cidadãos, com possibilidade até de interferência na execução orçamentária. Para ele, o modelo atual concentra demais as decisões. Outro ponto que deverá ser bastante usado é a indicação de um secretariado técnico, independentemente de conchavos e negociações políticas. Isso vai soar como música aos ouvidos dos eleitores”.
Vanderlan Cardoso – “Deve apostar alto na sua experiência como prefeito de Senador Canedo. Diz que o segredo de suas boas administrações na cidade foi planejamento a curto, médio e longo prazos. É o que tentará passar para o eleitor goianiense. Seu modo de se comunicar está muito melhor e mais natural. Essa era uma de suas maiores deficiências. Havia conteúdo, mas pouca qualidade na capacidade de se comunicar”.