Na base do governador Marconi Perillo (PSDB), o estado de ânimo mudou em definitivo com a decisão do ex-prefeito Iris Rezende (PMDB) de pendurar as chuteiras. Os três candidatos do bloco à prefeitura da Capital acreditam que o jogo zerou e que agora todos têm chance de chegar ao segundo turno – provavelmente contra Delegado Waldir (PR).
A dúvida é se Vanderlan Cardoso (PSB), Luiz Bittencourt (PTB) e Francisco Júnior (PSD) resistirão às pressões para apoiar Giuseppe Vecci (PSDB) – algo que, no momento, parece improvável. Antes havia o argumento de que apenas a base unida seria capaz de fazer frente a Iris. Agora, este argumento não existe mais.
Outro aspecto que anima Vanderlan, Bittencourt e Francisco é a perspectiva de derretimento da candidatura de Delegado Waldir, que até aqui apresenta um discurso frágil e desempenho muito ruim em debates eleitorais. De modo geral, a aposta é que Waldir desidratará como desidratou Celso Russomano em São Paulo, em 2012, ocasião em que entrou na disputa como favorito e terminou em terceiro lugar.