Em todas as pesquisas de intenção de voto para prefeito de Goiânia até aqui divulgadas, o empresário Vanderlan Cardoso (PSB) aparece na terceira colocação. Mesmo assim, Vanderlan insiste em desqualificar uma por uma, à medida que são publicadas na imprensa, sob argumento de que tem pesquisas com números diferentes e que “a realidade das ruas mostra outro cenário”.
Pesquisas erram, é verdade. Mas não todas e ao mesmo tempo. Na eleição de 2014 para governador, por exemplo, projetavam um vexame de Vanderlan nas urnas – o que de fato aconteceu. Em 2010, previam que ele terminariam em terceiro lugar. Outra vez, o resultado foi esse.
A tática é manjada e não tapeia nem a militância mais. Melhor é bater perna na rua, atrás de votos, em vez de brigar com institutos.
Nota técnica: O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 18 e 22 de agosto. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de quatro pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sob o protocolo 08556/2016.