O jornalista Eduardo Sartorato, em artigo publicado no jornal O Popular deste sábado, afirma que todos os grupos políticos de goianos registram episódios de desentendimento, mas nenhum supera o bloco formado por PMDB e PT. Sartorato diz que as muitas desavenças internas são o principal obstáculo do grupo na luta por retomar o poder no Estado.
“Em se tratando de união as falhas foram ainda maiores. PMDB e PT, os dpois maiores partidos da oposição em Goiás, deram vários exemplos de fragmentação na história das últimas eleições”, diz Sartorato.
O jornalista lembra que o melhor resultado da oposição aconteceu quando houve consenso do grupo em torno de um só nome, na eleição para governador em 2010. Naquela época, “o ex-governador Iris Rezende ficou com 47,01% dos votos válidos no segundo turno, contra 52,99% de Marconi Perillo. Além de ser a única eleição estadual em que PMDB e PT se aliaram ainda no primeiro turno, na segunda etapa todos os principais opositores de Perillo deram suporte a Iris.