Na sentença em que determina que o blog Goiás Real, bunker virtual do PMDB do Estado, seja retirado do ar até o fim do segundo turno, a juíza Rozana Fernandes Camapum afirma que o site publicou “fatos inverídicos e de cunho negativo” contra o adversário de Iris Rezende (PMDB) na disputa pela prefeitura de Goiânia, Vanderlan Cardoso (PSB).
“A propaganda eleitoral na internet é livre, sendo vedado o impulsionamento da propaganda nas redes sociais, bem como a divulgação de fatos inverídicos. O Representado (Goiás Real) está a violar duas regras básicas para implementar a propaganda eleitoral na internet, quais sejam: impulsionamento das propagandas e divulgação de forma constante e reiterada de fatos inverídicos”.
Antes de suspender o blog, a juíza já havia determinado a retirada dos posts ofensivos à Vanderlan, mas foi desobedecida. Na sentença ela diz que se sente como se estivesse “enxugando gelo”, porque medida nenhuma que ela tomou até aqui impediu que o Goiás Real parasse que infringir a lei.
“Observa-se que esta Juíza está a ‘enxugar gelo’, já que dá uma ordem hoje para que amanhã surja uma nova divulgação sem se preocupar com as decisões judiciais”, afirma a magistrada.