Confira texto publicado no jornal O Popular
Cerca de 350 veículos, na maior parte caminhões, que servem a Prefeitura de Goiânia de modo terceirizado da ITA Transportes estão recolhidos no pátio da empresa desde a última sexta-feira. A atitude se deu após três meses consecutivos de atrasos no pagamento do exercício deste ano por parte do Paço Municipal, referente a junho, julho e agosto. Ou seja, desde maio deste ano a empresa não tem recebido pelo serviço prestado neste ano.
O diretor executivo da ITA, Márcio Palmerston, afirma que compreende a situação complicada das finanças municipais e que mantém boas relações com a atual gestão da prefeitura, mas que a empresa tem de honrar seus compromissos. “Estamos conversando, nunca deixamos de nos reunir sobre isso, mas chegou nesse ponto. Já conversamos ontem (sexta) e hoje (sábado), mas ainda não tempos nenhuma posição definitiva”.
Um dos contratos, no entanto, é específico para o atendimento da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT). Juntos, os acordos chegam a quase R$ 300 milhões, no caso de serem realizados em 100%, o que daria mais de 500 veículos. No entanto, em 2014, também em função de atrasos no pagamento, uma nova negociação reduziu o número de veículos locados da ITA a 61%, chegando aos 350 carros, caminhões e ambulâncias e um custo de R$ 183 milhões.
A dívida atual do Paço com a ITA Transportes, somando os 13 meses, chega a quase R$ 50 milhões. Isso porque há, além dos três meses de 2016, dez parcelas referentes ao período de março a dezembro do ano passado. No entanto, no início do ano houve nova negociação em que a administração municipal conseguiu fazer com que apenas o pagamento do exercício atual fosse feito neste ano. A justificativa teria sido o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Então, com o atraso, optou-se pela paralisação.