terça-feira , 23 julho 2024
EleiçõesGoiânia

Aos 83 anos, Goiânia vive dilema de escolher entre dois candidatos a prefeito com estilos opostos

Nesta segunda-feira, dia em que Goiânia completa 83 anos, abre-se contagem regressiva para eleição do próximo prefeito da Capital, que acontece em 30 de outubro. A disputa mais acirrada dos últimos tempos opõe dois modos opostos de fazer política: o populismo messiânico de Iris Rezende (PMDB) e o estilo técnico e quase empresarial de Vanderlan Cardoso (PSB).

Há duas semanas, o meio político dava como certa a virada de Vanderlan sobre Iris. O instituto Veritá chegou a apontar o candidato do PSB meio ponto à frente do ex-governador. Foi quando, num ato de coragem, Iris abriu a artilharia contra o adversário. A investida teve eficiência inédita. Em todas as outras ocasiões em que Iris partiu para a pancadaria, caiu nas pesquisas. Desta vez subiu. Pesquisa Serpes/O Popular deste domingo mostra Iris 13 pontos à frente.

À exceção do fato de ter aprendido a bater em uma eleição, Iris continua o mesmo de sempre. Nas últimas semana, fez propostas tão absurdas quanto a de revolucionar o transporte coletivo de Goiânia em seis meses, feita na eleição de 2004. Desta vez, Iris garante que vai melhorar o serviço de ônibus “imediatamente”, consertar a prefeitura em 60 dias e zerar o deficit de vagas nos CMEIs. Propostas muito difíceis de cumprir, mas que seduzem o eleitorado.

Vanderlan assiste inerte aos ataques de Iris. É reticente nos momentos em que trata do apoio do governador Marconi Perillo (PSDB), o que incomoda o eleitor – que espera posições firmes do seu candidato. É brando ao falar das incoerências de Iris, que são muitas, e não joga a luz devida sobre o vice da chapa do PMDB, Major Araújo, que a julgar pela trajetória política de Iris tem grandes chances de herdar a prefeitura.

Iris hoje é o favorito, mas a eleição não está decidida. São seis dias até o reencontro com as urnas, em que a população renovará apostas para o futuro. Dois estilos de gestão estão em jogo. Resta saber se Goiânia optará por um candidato que, apesar de experiente, não se modernizou; ou um candidato que ainda precisa mostrar a que veio, a despeito do discurso firme e consistente.

Artigos relacionados

Goiânia

Médica veterinária atua com medicamentos vencidos e vai parar no xilindró

Fato Uma médica veterinária foi parar no xilindró após atuar com medicamentos...

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...