quarta-feira , 6 maio 2026
Goiânia

Codese é exemplo de como matar uma boa ideia: empresários capitulam diante de Iris em vez de manter independência para cobrá-lo

Em julho de 2015 nasceu uma boa ideia: 14 entidades que representam o setor empresarial se uniram para redigir um documento com propostas que, se levadas a cabo pela prefeitura, podem transformar Goiânia em uma das dez cidades com melhor qualidade de vida no Brasil em 2033, ano do centenário da Capital.

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codese) começou bem. Formulou o protocolo de boas intenções com o suporte da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e exigiu dos pré-candidatos a prefeito que se comprometessem com as medidas. Todos, inclusive Iris Rezende (PMDB), subscreveram o texto. Mas quando havia chegado o momento de cobrar a promessa do prefeito eleito, os empresários capitularam e cederam aos “encantos” do velho cacique. O Codese ruiu.

Numa solenidade constrangedora, ocorrida na última segunda-feira, o conselho homenageou Iris e o nomeou presidente de honra do colegiado, hoje formado por 21 entidades de classe. O ato simboliza o completo agachamento do Codese às vontades de Iris. Em vez de manterem a independência para cobrá-lo, os empresários optaram pelo descanso à sombra do poder. A missão de batalhar pelo futuro da Capital foi adiada. Quem sabe as próximas gerações consigam se comportar melhor.

Mais uma boa ideia que escorreu pelo ralo.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás violento: Briga entre vizinhos por causa de conta de água termina com 3 esfaqueados em Goiânia

Confusão Uma desavença entre vizinhos terminou com três pessoas esfaqueadas, na noite...

Goiânia

Incêndio destrói viaturas no pátio da Secretaria Municipal de Trânsito de Goiânia

Destruição Um incêndio registrado por volta das 4h desta sexta-feira (1º/5) destruiu...

Goiânia

Delegado investigado por ataques a tiros é encontrado morto em Goiânia

BR-153 O delegado da Polícia Civil do Distrito Federal, Mikhail Rocha e...

Goiânia

TCM recomenda suspender parte do concurso da Câmara de Goiânia. Aprovado em 1º lugar é ligado à banca organizadora

Recomendação A área técnica do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) recomendou...