sexta-feira , 10 julho 2026
Goiás

Daniel Vilela omitiu que seu projeto beneficiando advogadas grávidas começou com uma profissional que teve um parto prematuro ao atuar em um processo

O projeto de lei do deputado federal Daniel Vilela, do PMDB, dilatando os prazos em processos em que atuam advogadas e advogados com filhos recém-nascidos ou adotados, não é uma ideia original dele.

Na verdade, tudo começou com um caso de grande repercussão em Brasília: uma advogada grávida foi obrigada a passar o dia aguardando o início de uma sessão do Conselho Nacional de Justiça para fazer a sua sustentação oral. Com a estafa causada pela demora, ela acabou entrando em trabalho de parto e teve uma filha prematura com pouco mais de um quilo e 61 angustiantes dias dentro de uma UTI.

Tornada pública, a estória levou a OAB do Distrito Federal a formular um projeto de lei, levado à Câmara Federal e encampado pelo deputado brasiliense Rogério Rosso, do PSB.

Mais tarde, esse projeto foi unificado com vários outros, inclusive um do goiano Daniel Vilela, que acabou ganhando a primazia de assinar o texto definitivo.

Entre os advogados do DF, a lei, sancionada na semana passada pelo presidente Michel Temer, é chamada de “Lei Júlia Matos”, em homenagem à filha prematura da advogada, que hoje já passou dos 2 anos e está muito bem, obrigado.

Daniel Vilela, nas entrevistas que deu “comemorando” a transformação do projeto em lei, simplesmente ignorou todos esses detalhes.

Artigos relacionados

Goiás

Delegado Humberto Teófilo desiste da disputa ao Senado e anuncia pré-candidatura a deputado federal

Mudança O delegado Humberto Teófilo anunciou nas redes sociais que decidiu adiar...

Goiás

Bandidos ligados ao PCC são alvo de operação por ameaçar delegado Humberto Teófilo

Operação Bandidos ligados ao PCC foram alvos de uma nova operação em...

Goiás

Homem bêbado é acusado de tentar raptar criança em bar de Jataí

Embriaguez Um homem, bêbado, de 28 anos é acusado de tentar raptar...

Goiás

Goiás violento: Idoso é espancado por adolescentes durante assalto dentro de casa em Iaciara

Violência Um idoso foi vítima de um assalto violento na noite de...